quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Rádio ATS


Bom dia gente!

Vamos falar de músicas para ATS hoje. Muitas pessoas perguntam qual é o tipo de música que se usa para ATS, se existe alguma regra ou estilo a respeito do repertório musical. Na verdade existem algumas sugestões e muito uso do bom senso de acordo com o uso e a ocasião da performance. É sempre bom levar em consideração alguns fatores antes de escolher a música: qual será o local, tipo de público que estará presente, se existirá limite de tempo para a apresentação e quantas pessoas estarão no grupo naquela ocasião.
Basicamente podemos classificar as músicas de acordo com o tipo de movimento que pode ser usada com elas: rápidas ou lentas. De acordo com o arranjo musical podemos ter músicas lineares dentro do andamento (rápido ou lento) ou músicas variadas (com variações entre as duas classificações).
Os ritmos mais comuns para músicas rápidas são: Fellahi, Malfuf, Ayub, Karachi, Saaidi, Maqsoum e Masmoudi Saghira (Baladi) de andamento médio à acelerado.
Para músicas lentas podemos usar composições com andamendo médio à lento dentro dos ritmos descritos acima ou músicas sem percussão.
O estilo também pode ser variado: desde música folclórica árabe até pop contemporâneo, passando por indie com toque oriental e até músicas compostas para trilha sonora de filmes. O denominador comum entre todas elas é o mesmo: instigar o expectador a reconhecer na performance algo de antigo/tradicional oriental sem necessariamente representar uma cultura específica.

Deixo com vocês um link para uma verdadeira Rádio ATS (dentro do portal http://atsbellydance.com), onde se pode escolher por estilo de música entre várias opções: http://atsbellydance.com/music.html

e o link da loja virtual do FCBD onde se pode adquirir CDs ou MP3 de todos esses estilos musicais: http://www.fcbd.com/catalog/index.php?main_page=index&cPath=67

enjoy!


Nenhum comentário:

Postar um comentário