quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Resumo de Tese American Tribal Style Belly Dance: Improvisação uma subjetividade feminina

Resumo de Tese -
American Tribal Style Belly Dance: Improvisação, uma subjetividade feminina

O American Tribal Style (ATS) surgiu na década de 1980 como uma forma de dança reestruturada - tanto no traje e nos movimentos - que contrariava os estereótipos da dança do ventre. Ao insistir em um formato de grupo o ATS demonstra os laços comunais que muitas mulheres experimentam através da sua participação na dança do ventre. Ao apresentarem-se como um coletivo, dançando umas com as outras, bem como para o público, e no mais importante, observando uma a outra no palco, a dinâmica Tribal concretiza as relações que as mulheres têm com a dança, umas como as outras, e com a sua própria sensualidade, que são mais complexas do que simples tentativas de seduzir o público.

Historicamente, a dança do ventre foi recebida pelo público nos Estados Unidos através da lente de um colonialismo masculino sujeito a interpretar a dança oriental como um espetáculo de entretenimento feminino-erótico para seu consumo pessoal. Do século XIX, os viajantes europeus e americanos procuraram artistas do sexo feminino e retransmitiram histórias sensacionalistas de suas façanhas coreográficas e sexuais a um Ocidente um ávido. Esta atitude cimentou a reputação da dança do ventre no Ocidente como uma forma de arte que exibia a sexualidade feminina destinada exclusivamente a excitação masculina.

Em contraste, durante os anos 1960 e 70, uma onda crescente de mulheres norte-americanas recuperaram na dança do ventre uma forma de autorização e valorização do feminino. Para elas, a dança do ventre atuou como uma forma especificamente feminina , baseada nos movimentos expressivos dos quadris, abdome e tronco. Muitas mulheres encontraram a auto-estima através de um vocabulário de dança que ajudou a negociar um espaço no qual poderiam aceitar e celebrar os seus corpos, fora das normas ocidentais de beleza e comportamento. Mas quando elas se apresentaram para o público, muitas vezes encontraram a visão arraigada de que o seu desempenho humilhava- as como objetos sexuais ao olhar masculino. Esta falta de entendimento concedido ao corpo que dança a dança do ventre é um sintoma de uma subjetividade ocidental que localiza a dançarina em vias de representação que não são apenas orientalistas, mas que o privilegia o olhar exclusivamente masculino .Essa “nova função” da dança passa desapercebida pelo público.


No American Tribal Style, o estúdio de dança torna-se o local para resistir a esta imagem da bailarina como espetáculo sexual passivo. Dentro da estrutura de improvisação do grupo, todo mundo é líder e seguidor, performático e testemunha em um fluxo de constante mudança. O olhar é desfetichizado, tornando-se um meio de comunicação e intercâmbio entre bailarinos em um circuito que inclui a audiência, mas não cede a ela. Desta forma, ATS prevê uma intervenção no modelo, masculino colonialista da subjetividade com sua ênfase na coletividade de mulheres e de práticas comunicativas de interpretação que se centram sobre o corpo da bailarina.

Por Molly Mitchell

Link do original em: http://sites.cca.edu/gradthesisevents/2009/visual_criticism/mitchell_molly/1.html


Tradução: Aline Oliveira

Um comentário:

  1. Como já disse, gostei muito de alguém levantar essa bola por aqui... Acho que lá nos EUA essa questão do tribal como afirmação feminina é mais de senso comum do que aqui, e acho um aspecto tão importante!

    ResponderExcluir